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Artigo:c) Desgaste do lameiro

Enviado 2012-06-01, por Marcelo Leitão.

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DESGASTE DOS PNEUS LAMEIROS E TAMBÉM DE PNEUS LISOS.

Muitos clientes ao comprar pneus lameiros e agressivos para seus jipes ficam preocupados com um possível desgaste rápido dos pneus no asfalto.

Pois fiquem sabendo que o asfalto é o melhor tipo de piso que existe para os pneus e qualquer pneu seja ele liso ou lameiro irá durar mais se rodar exclusivamente no asfalto do que em qualquer outro tipo de terreno.

O pneu no asfalto seco tem a máxima aderência. O pneu não desliza desnecessariamente, não patina, não escorrega.

Mesmo pneus projetados para uso off road, pneus de trator, de terraplanagem, avião etc, irão durar mais no asfalto.

Segundo os testes dos fabricantes de pneus, em asfalto liso de boa qualidade se obtem 100% da durabilidade que um pneu pode dar, e... Seja o pneu liso, misto ou lameiro.

85% asfalto grosso
80% asfalto molhado
75% cimento
60% calçamento paralelepípedo
50% calçamento pedra
50% terra batida
40% terra solta
20% lama
10% areia

Os pneus lameiros em terrenos escorregadios e inconsistentes como areia e lama duram mais que pneus lisos e mistos porque irão patinar menos.

O uso esportivo e agressivo pode diminuir de 40 a 70% a durabilidade de um pneu.

Tenho clientes tão agressivos que obtem apenas 10 mil Km de durabilidade em pneus que na mão de outros usuários com o mesmo veículo atingem 40 mil Km.

A média de durabilidade também varia em relação a região de utilização. Em Minas Gerais com suas montanhas, curvas sinuosas, e cidades com ruas íngremes a durabilidade média não passa de 30 mil Km, enquando em estados mais planos é normal os pneus atingirem 45 mil Km.

Pneus usados apenas na dianteira na região onde a Maneco Pneus tem suas lojas físicas (Juiz de Fora e Barbacena - Zona da Mata Mineira) a durabilidade média é de 15 mil Km.

Vale comentar que o rodízio não gera ganho de durabilidade, apenas faz com que os 4 pneus tenham desgaste aproximado.

O alinhamento e a calibragem são fatores que o condutor pode controlar e gerar grande economia no desgaste dos pneus. Uma vez que nem sempre podemos escolher o estado do asfalto, o tipo de piso ou a região que vamos trafegar.

Carros bem alinhados e com periodicidade de até 7 mil Km pode gerar economia de até 40%. Pneus devidamente calibrados idem.

Segundo a Pirelli, líder de vendas em pneus no Brasil, cada libra a menos do ideal irá roubar 5% da durabilidade de um pneu e cada libra a mais tira 3% de economina. Se for pecar, neste caso, peque pelo excesso de pressão.

Todas estas dicas de durabilidade e desgaste valem igual para pneus lisos, mistos ou lameiros. Pneus de carro, caminhão, moto, trator, avião ou Jeep.

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