Resultados: ( encontrados)

Onde estou: Maneco Pneus > Artigos

Artigos

Artigo:1- Diagonal X Radial

Enviado 2009-03-11, por Marcelo Leitão.

Visto por:1 usuários.

1- ESTRUTURA: RADIAL X DIAGONAL:

Durabilidade e estabilidade X resistência e maciez

Em relação a estrutura os pneus podem ser radiais ou diagonais.

1.1- Definição:

O pneu Radial é construído com cordonéis de aço e/ou nylon dispostos radialmente a carcaça.

O pneu Diagonal tem seus cordonéis de nylon dispostos diagonalmente a carcaça.

A construção radial confere ao pneu maior rigidez, durabilidade e estabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes. São geralmente fabricados para serem usados sem câmara de ar (tubeless).

Recentemente, para competições off road, os fabricantes desenvolvem pneus radiais com reforço nas laterais de kevlar.

Nota: Qualquer pneu pode ser usado com câmara de ar, desde que tomados alguns cuidados.

O pneu diagonal, por ser flexível é mais resistente a impactos e cortes, porém tem durabilidade e estabilidade inferior aos pneus radiais. Normalmente são projetados para serem usados com câmaras de ar. Os pneus diagonais TUBETYPE só podem ser usados com câmaras de ar, e de tamanho adequado.

Nota: Ler capítulo dedicado a câmaras de ar.


1.2- Radial X Diagonal - Vantagens e desvantagens

Pneus radiais:

Prós: Grande durabilidade quando comparado a um pneu diagonal de medida similar. Em alguns casos pode dura o dobro de um pneu diagonal d mesmo tamanho.
Ótima estabilidade em curvas e em velocidades acima de 100 Km/h.
Podem ser usados sem ou com câmaras de ar.
contras: Laterais vulneráveis a cortes, rigidez e sensação de dureza quando comparado com pneus diagonais.

Pneus Diagonais:

Prós: Laterais resistentes a cortes, conforto e maciez.
contras: Menor durabilidade e pouca estabilidade a mais de 100 Km/h. Geralmente só podem ser usados com câmara de ar, porém existem exceções.

1.3- Conclusões e dicas na escolha entre pneus diagonal e radial:

O pneu radial lameiro é a escolha ideal para o jipe potente usado no dia a dia, em viagens médias e longas, devido a sua durabilidade e estabilidade.

O pneu diagonal é indicado para jipes de pequena e média potência, ou usados em pequenas distâncias e que enfrentam terrenos pedregosos e suscetíveis a cortes laterais. Também é a escolha ideal para jipes antigos com suspensão dura e desconfortável, para quem quer privilegiar o conforto sobre a performance, e para colecionadores de carros antigos civis ou militares e precisam manter os pneus históricos de medidas e estrutura original.

O pneu diagonal especial pra competições Off Road tipo Rock Crawling é fundamental para uso com baixíssimas pressões e trilhas pesadas. Exemplos: Maxxis Mudzilla, Creepy Crawler e Trepador competition, B.F. Goodrich X- Crawler, Interco Super Swamper Bogger e outros.
Imagem Imagem Imagem

Formas de Pagamento:

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito, Transferência Eletrônica, Boleto Bancário e Depósito

Dúvidas:

Como Comprar | Mapa do site |Compre pelo telefone Barbacena:(32) 3332-3010 | Juiz de Fora:(32) 3215-0609, Especialista:(32) 3215-0609.

Localização:

Barbacena - MG - Av. Gov. Bias Fortes, 1629 - Bairro Passarinhos - CEP 36.204-168

Juiz de Fora - MG - Av. Rio Branco, 946 - Bairro Centro - CEP 36.035-000

Institucional: Quem Somos

Parceiros: Pirelli