Resultados: ( encontrados)

Onde estou: Maneco Pneus > Artigos

Artigos

Artigo:2- Medidas X Tamanhos

Enviado 2009-03-11, por Marcelo Leitão.

Visto por:0 usuários.

2- MEDIDAS

O tamanho do pneu influencia diretamente a potência de seu jipe.

2.1- Pneus Pequenos ou Originais

Os pneus de medida originais irão conferir melhor torque e potência ao seu jipe o que pode ser vantajoso caso seu jipe não tenha um motor potente ou em provas de velocidade. Existem vantagens em manter a mecânica original. Pneus pequenos são indicados para provas de velocidade em circuito aberto (rallye) e fechado (Jeepcross). Geralmente provas de regularidade não exigem pneus grandes e é vantajoso o uso de pneus médios.

2.2- Pneus Grandes

Os benefícios de usar pneus grandes ficam por conta do maior poder de transposição de obstáculos e o ganho estético. Porém para usá-los devemos ajustar o tamanho das rodas, adaptar a suspensão, freios, motor e lataria para não gerar problemas como:
- Perda de potência e velocidade
- Perda de estabilidade
- Diminuição do esterçamento da direção (capacidade de manobra)
- Pneu cortando na lataria
- Pneu jogando lama no pára-brisa e na lataria
- Dificuldade de frenagem
- Quebras no sistema de transmissão (caixa, diferenciais, semi-eixos, cardãs, rolamentos e homocinéticas)

Nem sempre pneu grande é o melhor para o seu jipe.

O erro mais comum na instalação de pneus grandes em um jipe é o aproveitamento da roda original. Pneus grandes geralmente exigem rodas maiores e dimensionadas.

Nota: ver capítulo dedicado a rodas.

2.3- Medida nominal x real

Geralmente a medida descrita nas laterais dos pneus representam apenas uma medida nominal, usada como padrão de referência mundialmente, mas com grande disparate entre as medidas reais. No caso de pneus lameiros a diferença entre a notação e a realidade é ainda maior.

Existem basicamente dois padrões adotados pelos fabricantes mundiais de pneus para identificá-los por seu tamanho:

2.4- Medida Milimétrica ou Européia

É a mais usada em pneus de passeio para carros pequenos e médios de uso on road. Como exemplo podemos usar o pneu 235/85R16, onde:

235 = 235 milímetros. O tamanho da SEÇÃO da banda de rodagem, que não devemos confundir com o tamanho da banda de rodagem propriamente dita, que geralmente é menor que a SEÇÃO.

Seção= é a medida da largura do pneu tomando como base as laterais / flancos.

/85 = É na verdade uma porcentagem, e significa que o pneu tem de altura em cada uma de suas laterais 85% da medida da SEÇÃO da banda de rodagem. 85% de 235 = 19,97 cm.

R = Indica que este pneu tem estrutura radial. A ausência da letra R indica que o pneu é diagonal.

16 = é o tamanho do aro da roda no qual este pneu deve ser montado, ou tamanho do diâmetro do TRAÇO do pneu. Em polegadas.

No caso da notação milimétrica, podemos notar que não é informado o diâmetro total do pneu, que corresponderia a sua altura nominal. Para acharmos o diâmetro total nominal devemos somar a altura das duas laterais 19,97cm + 19,97cm com a altura do aro ou roda (16 polegadas x 2.54 cm = 40,64 cm)
Totalizando=19,97+19,97+40,64= 80,56 cm.

2.5- Medida Americana (polegadas)

É geralmente escrita em polegadas e usada em pneus de camionete. Como exemplo podemos usar a medida 33x12.5 R 15

33 = 33 polegadas é a altura ou diâmetro nominal total do pneus. 33 x 2,54 cm = 83,82 cm

12,5 = é o tamanho da seção da banda de rodagem em polegadas 12,5 x 2,54 = 31,75 cm

R = Estrutura radial

15 = é o tamanho do aro no qual este pneu deve ser montado, ou tamanho do diâmetro do TRAÇO do pneu. Em polegadas.

Vale a pena alertar que dificilmente acharemos estas medidas ao medirmos um pneu com régua ou trena. Trata-se apenas de uma medida nominal que raramente corresponde a medida real.

Os pneus diagonais geralmente utilizam a notação americana, porém de forma simplificada. É o caso do 7.50 x 16

7.5 = é o tamanho da seção da banda de rodagem em polegadas, 7,5 x 2,54 = 19,05 cm

.0 = É na verdade uma porcentagem, e significa que o pneu tem de altura em cada uma de suas laterais 100% da medida da SEÇÃO da banda de rodagem. 100% de 7.5 = 7.5 polegadas ou 19,05 cm.

X = Estrutura diagonal

16 = é o tamanho do aro no qual este pneu deve ser montado, ou tamanho do diâmetro do TRAÇO do pneu. Em polegadas.

No caso da notação americana em pneus diagonais não é informado o diâmetro total do pneu, que corresponderia a sua altura nominal. Para acharmos o diâmetro total nominal (que nem sempre corresponde a realidade) devemos somar a altura das duas laterais 7,5 pol.+ 7,5 pol. + a altura do aro ou roda que é 16 pol.

Temos então de forma direta: 7,5 + 7,5 + 16 = 31 polegadas ou 31 x 2.54 = 78,74 cm de altura total nominal.

2.6- Medidas de pneus Vintage (carros antigos)

Existem ainda medidas antigas que cairam em desuso e têm origens diversas. É o caso dos pneus do Fusca e Variant 5.60x15 e 165x380, ou ainda de pneus de carros muito antigos como Mercedes antigas 185R400, 6.70R15.

As medidas antigas seguem padrões diferentes, misturando polegadas com milímetros.

Imagem Imagem Imagem

Formas de Pagamento:

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito, Transferência Eletrônica, Boleto Bancário e Depósito

Dúvidas:

Como Comprar | Mapa do site |Compre pelo telefone Barbacena:(32) 3332-3010 | Juiz de Fora:(32) 3215-0609, Especialista:(32) 3215-0609.

Localização:

Barbacena - MG - Av. Gov. Bias Fortes, 1629 - Bairro Passarinhos - CEP 36.204-168

Juiz de Fora - MG - Av. Rio Branco, 946 - Bairro Centro - CEP 36.035-000

Institucional: Quem Somos

Parceiros: Pirelli