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Artigo:3- Desenhos Off Road

Enviado 2009-03-14, por Marcelo Leitão.

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3- Desenhos Off Road

O mais importante em um pneu Off Road é que ele tenha realmente um desenho lameiro. Não basta que o desenho seja borrachudo e pneus mistos não devem ser usados por quem pretende sair do asfalto para brincar no barro.

Definir por um pneu lameiro é o primeiro passo para quem quer entrar no mundo Off Road e não atolar no primeiro obstáculo. O desenho lameiro deve ter gomos profundos e espaçados entre si.

No Brasil, os principais desenhos lameiros encontrados no mercado são:

3.1- Desenhos LAMEIROS:

- Cross
- Agrícola
- Semi-agrícola
- Dupla Hélice
- Militar
- Mud
- Artesanais

Cross: Gomos altos e espaçados iguais a pneus de motocross. Pode ser usado nos dois sentidos. É o desenho mais agressivo do mundo. Indicado para quem quer o máximo de tração e não se preocupa com barulho ou durabilidade. É o pneu de chuva de quem já tem um jogo de pneu lameiro para uso geral. Exemplos: Black Star Cross original, reformado a frio (pré-moldado) com desenho Cross e recap a quente com desenho Cross.

Agrícola: Pneus com sulcos profundos e gomos gigantes dispostos em ângulo de 45º ao sentido de rotação. Não possuem centro, o que os tornam extremamente ruidosos. Pneu desenvolvido para uso agrícola, adaptado para o off road. É o segundo desenho mais agressivo que existe. Deve ser usado no sentido de rotação de seus gomos. Exemplos: Maggion Fronteira, Recap Fronteira, Super Fronteira e Tork.

Semi-agrícola: Pneus com gomos laterais dispostos em ângulo de 45º ao sentido de rotação, e centro com desenho em ziguezague. Deve ser usado no sentido de rotação de seus gomos. Exemplos: Maxxis Mudzilla , Firestone Super Traccion Universal.

Dupla Hélice: Pneus com sulcos profundos e gomos dispostos em hélice, o que proporciona tração nos dois sentidos de rotação. Exemplo: Fate Super Agarre, Vipal VJ900.

Militar: Pneus com sulcos profundos e gomos paralelos entre si e perpendiculares (90º) ao sentido de rotação. Possui pouca aderência lateral (escorrega de lado). Exemplos: Pirelli Candango, Pirelli MT06 Militar, Maggion militar.

Mud ou MT: Pneus com gomos espaçados, em blocos, que procuram conciliar desempenho em terrenos inconsistentes com uso normal em terra e asfalto. Exemplos; Pirelli Mud, Black Star Guyane, pré-moldado Guyane, B.F Goodrich Mud Terrain.

Artesanais: Pneus feitos manualmente utilizando retalhos e sobras de bandas pré-moldadas. Feito pelo processo a frio (pré-moldado), permite fazer pneus totalmente inéditos e exclusivos e super agressivos. Geralmente, estes desenhos, são usados apenas para trilhas muito pesadas ou provas de obstáculos. Desenhos impróprios para uso urbano e maiores deslocamentos, uma vez que dificilmente permitem balanceamento causando grande desconforto em velocidades maiores que 60 Km/h. Exemplo: Pneus 3K.

Quanto mais agressivo o desenho de um pneu, melhor será o seu desempenho em situações Off Road como lama, erosões, areia e subidas íngremes, e pior será no uso comum no asfalto e terrenos firmes.

Geralmente competidores utilizam 2 ou mais jogos de pneus com desenhos diferentes para poder maximizar o desempenho dependendo do tipo do terreno e das condições do tempo.

O jipeiro mais experiente aprendeu na prática que é impossível conciliar o uso e a preparação off road com desempenho e conforto no asfalto. Se conforto e silêncio são importantes para você, é melhor pensar em ter dois jogos de pneus, uma para o dia a dia e viagens e outro para brincar na lama.

PNEUS LAMEIROS:

São fundamentais para off road.

Não existe pneu lameiro que seja tão confortável e aderente no asfalto como um pneu liso.

Pneus lisos são mais confortáveis e aderentes no asfalto molhado e até mesmo em pisos de terra batida


3.2- Desenhos MISTOS

POLÊMICA: A minha experiência mostrou que pneus mistos (AT, ATR, AT-S, All Terrain, M+S, etc) não prestam para off road... Na verdade estes pneus são ruins no asfalto, ruins na terra e também ruins na lama. É uma ilusão. Dão uma falsa sensação de que seu 4x4 está calçado para off road e na verdade não está. Gera uma expectativa ilusória de durabilidade e segurança no asfalto.

Atualmente os fabricantes de pneus perceberam que os usuários precisam em suas camionetes de pneus confortáveis no asfalto e na terra, e também duráveis e seguros do asfalto. Portanto este pneu deve ser liso e no máximo com um visual agressivo e um aplo mercadológico off road. A nova geração de pneus AT lançados no mercado a partir de 2006 sem este foco. Pneus duráveis e lisos, confortáveis e bonitos, ótimos para uso na cidade, estradas e em terra batida, porém, não se trata de pneu off road.


3.3- Desenhos LISOS

São indicados para percursos sem obstáculos, sejam asfaltados ou não. Conferem maior aderência em asfalto molhado. São ótimos para pisos de terra batida, firmes, podendo inclusive ser usado em provas de velocidade na terra em dias secos.


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