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Artigo:4- Escolhendo o pneu Off Road

Enviado 2009-03-14, por Marcelo Leitão.

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4- Escolhendo o pneu Off Road

Não existe um pneu que seja melhor para todos os terrenos e situações.

A melhor forma de escolher um pneu off road é conversando com jipeiros mais experientes, competidores ou um especialista.

A escolha do pneu ideal é uma tarefa inexata que depende de valores e experiências individuais. Periodicamente novos pneus são lançados mudando as opções e as escolhas.

Fatores que devemos levar em consideração:

- O jipe 4x4 - marca, modelo, motor, suspensão, freios, sistema de direção, adaptações, preparações.
- O tipo de off road - trilha leve e/ou pesada, Raid, Jeepcross, Enduro, Trial, Rock Crawling, Rallye Cross Country, expedições, torneios de carros antigos.
- Localização geográfica - montanha, litoral (praia e areia), serrado (pedras e erosões), alagados (Pantanal, lagoas, floresta tropical).

4.1- Medida e estrutura

O tamanho ou medida deve estar de acordo com o tamanho e potência do seu 4x4. Pneus grandes em jipes pouco potentes atrapalham mais do que ajudam.

Pneus diagonais não devem ser usados em jipes muito potentes e modernos como Pajeros, Troller, Nissan e Land Rovers modernas, pois são pneus para baixas velocidades e são perigosos a mais de 120 Km/h.

Pneus diagonais podem ser usados em jipes mais antigos com o objetivo de melhorar o conforto ou para diminuir a incidência de cortes laterais no caso de terrenos muito pedregosos e com tocos.

Também devem ser a escolha para uso exclusivo em trilha pesadas e competições tipo Rock Crawling.

4.2- Desenho e utilização

Depois de escolher a medida e a estrutura adequada para o seu uso, devemos escolher o desenho adequado para cada utilização.

Um 4x4 preparado para vencer obstáculos off Road e enfrentar estradas com lama, deve preferir pneus verdadeiramente lameiros. Mesmo que 99% do tempo trafegando em estradas asfaltadas sob a pena de atolar no 1% restante.

Pneus lameiros na maioria das vezes dispensam o uso do guincho ou ajuda externa.

A Maneco Pneus classifica os pneus que vende de 0 a 5 em uma escala de tração, onde:

Tipo 0 -seriam pneus sem qualquer tração Off Road, portanto pneus lisos.

Tipo 1 -seriam pneus tipo misto ou AT (All Terrain = todo terreno) que na verdade são pneus com muito pouca tração em situações Off Road e que não consideramos como pneu lameiro.

Tipo 2 -seriam os pneus tipo Mud, que já tem algum desempenho verdadeiramente Off Road.

Tipo 3 - os pneus que são usados por jipeiros experientes e competidores. São os pneus com desenho Guyane, em dupla hélice (Super Agarre e Garra), semi-agrícolas e militares. Pneus estes que podem ser usados de forma geral em trilhas e em viagens, uma vez que mantem um mínimo de conforto e estabilidade em percursos asfaltadas e bom desempenho Off Road.

Tipo 4 -pneus seriam pneus exclusivamente para trilhas, competições e deslocamentos pequenos, como o Mudzilla e agrícolas.

tipo 5 -os pneus super agressivos, utilizados apenas em competições e como segundo jogo de pneus que são montados apenas na hora do uso. Muito agressivos para deslocamentos. É o caso dos pneus tipo Cross e artesanais.


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