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Artigo:7- Rodas e off set

Enviado 2009-03-14, por Marcelo Leitão.

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RODAS E OFF SETS

7.1- Tala

Todo pneu é projetado para ser montado em uma roda específica com um diâmetro (ARO) e uma largura (TALA). Não existe tolerância para o ARO.

Porém existe sim tolerância para a TALA de montagem.

A TALA ideal de montagem do pneu original do Jeep Willys 6.00x16 é 5 polegadas, porém este pneus pode ser montado em rodas uma polegada para mais ou para menos. DE 4 polegadas a 6 e suas frações: 4, 4 ½, 5, 5½, e 6.

Alguns pneus aceitam uma variação ainda maior de 1 polegada e meia.

Usar um pneu, montado em roda de tala ideal garante o máximo desempenho quilométrico do pneu.

Talas estreitas geram desgaste no centro do pneu e talas largas demais desgaste nas laterais. Rodas estreitas ou largas demais deixam as laterais dos pneus expostas a cortes, e pode haver também perda de estabilidade e em casos extremos rachaduras e trincas nas laterais dos pneus e quebra da estrutura.

Pneus montados fora das larguras máximas e mínimas perdem a garantia dos fabricantes, além dos problemas mencionados acima.

7.2- Off Set (ET ou Set Back)

O off set é a posição do centro da roda em relação ao veículo.

Off set zero é quando a TALA está dividida ao meio em relação ao centro. Off set negativo é quando o centro está deslocado para dentro e positivo o inverso.

Já o ET ou set back é medido do cubo de roda do carro o aro intrno da roda.

Cada veículo tem suas rodas originais projetadas com medidas específicas de: FURAÇÃO, ARO, TALA, OFF SET, FURO CENTRAL, TIPO DE PORCA ou PARAFUSO.

Alguns veículos permitem mudanças de rodas, outros não. Quando fazemos um up-sizing (up-grade) de pneus devemos adequar as rodas.

Alguns veículos como o Lada Niva e a Pajero TR4 possuem características técnicas de dificultam a troca de rodas e o uso de pneu maiores.

7.3- Rodas de liga-leve

Mais vale um gosto na vida que seis vinténs na algibeira

A cada ano a indústria automobilística equipa mais e mais veículos com rodas de liga-leve como equipamento original. Bonitas e leves, as rodas de liga-leve são ideais para uso urbano e estradal, e existem ligas super resistentes até mesmo para competições.

No dia a dia, nas estradas brasileiras, onde a realidade é o buraco, as rodas de liga são uma fonte constante de problemas e despesas.

Pelas normas de segurança da ABNT, rodas de liga amassadas devem ser substituídas por outras novas. A pequena indústria artesanal de recuperação de rodas não garante a segurança. Trata-se de um serviço informal, sem respaldo na legislação brasileira ou de qualquer país.

Mas no caso de utilizar tais serviços, recomendamos os serviços feitos a frio, sem a utilização de equipamentos de aquecimento (maçarico) e principalmente sem o uso de tornos retificadores, que retiram de 1 a 10 milímetros da espessura original das rodas. O torno e a lixadeira devem ser evitados, pois enfraquecem aquilo que já não suportou a realidade das estradas e ruas brasileiras.

Se sua roda danificou a ponto de necessitar solda, substitua-a imediatamente. Não aceite rodas torneadas e finas.


7.4- Rodas de aço X liga-leve

Não há dúvidas que rodas de aço são mais resistentes, baratas e práticas que rodas de liga. As vantagens das roda de liga ficam por conta da estética e da redução de peso.

No caso de competições apenas rodas com ligas especiais devem ser usadas.

Na falta de rodas de liga reforçadas dê preferência para as rodas de aço.

7.5- Rodas para off Road

Para uso em trilhas off road, rallye de regularidade e outras provas de baixas médias de velocidade o uso de rodas de aço é aconselhável.

- Baixa manutenção
- Baixo custo de aquisição
- Alta resistência
- Grande variedade de opções de furações e talas
- Possibilidade de modificações de tala e pintura

São as principais vantagens das rodas de aço.

7.6- Rodas para rallye de velocidade

Aqui vale a mesma regra das pistas, ou utiliza as rodas de ligas especiais super leves e resistentes, o que é altamente recomendável, ou as rodas de aço.

No Brasil muitas equipes usam rodas de ligas originais, o que exige a troca constante das mesmas.

As rodas especiais possuem ligas resistentes de alumínio, silício e magnésio, forjadas em alta pressão. O principal fabricante mundial de rodas de rally é a italiana OZ Racing.

7.7- Rodas Bead-lock

Usadas pelos off roaders americanos, são rodas com aro externo extra, que trava o talão do pneu na roda permitindo:

- Rodar com baixíssimas pressões
- Evita o destalonamento total dos pneus
- Aumenta a flutuação e tração dos pneus

No Brasil, algumas empresas pioneiras como a Spider 4x4 adaptações, faz sob encomenda adaptações em rodas, transformando rodas comuns em bead-lock.
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